Ambientes Externos

A arquitetura ao longo dos anos

A história da arquitetura acompanhou a evolução do homem e sua relação com o espaço urbano. À medida em que as civilizações se desenvolviam, novos materiais, técnicas e estilos surgiram. Construções que antes eram feitas apenas para moradia e sobrevivência, passaram a ser projetadas para trazer funcionalidade e estética ao ambiente.

No dia mundial da arquitetura, que tal relembrarmos um pouco da sua história ao longo dos anos? Separamos alguns  importantes estilos de arquitetura no mundo, que acompanharam a história da humanidade.

Arquitetura neolítica

As estruturas pré-históricas construídas de 10.000 anos a.c. até os anos 2.000 a.c, são consideradas o nascimento da arquitetura. O período conhecido como Idade da Pedra, foi quando os homens começaram a descobrir maneiras de se abrigar , o que faz surgir uma arquitetura rudimentar com pedras, folhagens e madeiras.

Nesse período, foram construídas obras que marcaram a história da arquitetura, como Stonehenge, uma das mais impressionantes construções megalíticas do mundo.

Stonehenge • Inglaterra

Egito Antigo

No Egito Antigo, a arquitetura era utilizada para refletir o poder dos deuses em que se acreditava. Eram criados templos, santuários e pirâmides, que nos impressionam até hoje. Materiais como tijolo de barro cozido, pedra e calcário, foram utilizados na construção de estruturas que continuam intactas até os dias de hoje.

Pirâmide de Quéfren • Egito

Arquitetura clássica

A arquitetura clássica refere-se ao estilo utilizado na Grécia Antiga e Roma antiga. Durante esse período, os edifícios começaram a ser construídos a partir de princípios matemáticos. Assim, era mais fácil manter a simetria e proporção com perfeição. A arquitetura grega e romana, embora diferentes, se destacaram pela grandiosidade de suas obras.

Partenon  •  Grécia

 

Arquitetura medieval

Utilizamos o período medieval para representar a arquitetura da Europa Medieval, abrangendo a era pré-românica, românica, gótica e renascentista.

Apesar de cada uma dessas fases terem suas características próprias, existem vários aspectos que se repetem, como a grande espessura das paredes, pouca iluminação interior com a presença de poucas janelas. Esse período foi influenciado pela religião (construção de igrejas e templos) e impactos militares (castelos e muralhas).

Igreja Notre-Dame la Grande de Poitiers •  França

Arquitetura neoclássica

O estilo de arquitetura neoclássico oferece as formas clássicas para as construções, usando principalmente influências da arquitetura greco-romana, da antiguidade clássica, para o desenvolvimento de suas estruturas. Sua origem foi no século XVIII na Europa, permanecendo até o século XIX.

Chiswick House • Londres

Arquitetura moderna

A arquitetura moderna foi um conjunto de movimentos que predominaram na arquitetura durante boa parte do século XX. Ela surgiu a partir do movimento Modernista, que também influenciou a arte e a cultura nesse período.

A Revolução Industrial exigiu novas soluções de arquitetura e engenharia capazes de atender a essa nova necessidade da sociedade, com a construção de prédios comerciais, indústrias  e residências urbanas.

Museu de Arte de São Paulo • Brasil • Arquiteta Lina Bo Bardi

 

Arquitetura contemporânea

O contemporâneo está em constante mudança. Se você analisar a forma como os arquitetos utilizam o design hoje, encontrará vários estilos diferentes. A arquitetura contemporânea prioriza o cotidiano das pessoas, analisando suas necessidades, rotinas e gostos, baseando-se na mistura de elementos, formas, tendências e técnicas da atualidade.

Bosjes Chapel (capela Bosjes) • África do Sul

Desde 1812, a Gail acompanha a evolução da arquitetura. Com o passar do tempo, incorporamos diversas tecnologias a fim de atender às exigências dos mais variados projetos.

Saiba mais sobre a nossa história clicando aqui.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.