Uma das profissões que se reformulou ao longo das últimas décadas foi a engenharia. Os principais desafios desses profissionais são criar soluções e projetos que aliem tecnologia, desenvolvimento sustentável e reordenação de diferentes espaços.
Essas condições causaram mudanças na área de conhecimento, antes adequada às ciências exatas. Na atualidade, “as engenharias” conquistaram o próprio espaço, em razão da diversidade de atuação profissional. Com essa perspectiva, vamos compreender um pouco mais sobre um setor com importante contribuição social.
Contribuição social da engenharia
Inicialmente é necessário esclarecer que a engenharia é uma profissão que, pela abrangência da formação, foi classificada como área de conhecimento. Essa condição teve o objetivo de demonstrar que existem conhecimentos técnicos e disciplinas comuns nas diferentes especialidades disponíveis nas instituições de ensino.
Além disso, as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em engenharia (CNE/CES, março de 2002) argumentam que esses profissionais devem ter um perfil humanista, crítico e reflexivo, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Como em outras carreiras, a responsabilidade social dos engenheiros foi ampliada em função da urgência em modificar hábitos produtivos, estruturar projetos sustentáveis e buscar soluções para recuperar áreas impactadas com a emissão de diversos poluentes industriais.
Vale reforçar que responsabilidade social é caracterizada por um conjunto de ações que beneficiam a sociedade, e são adotadas por organizações de diferentes finalidades econômicas. As metas dessas instituições devem estar em consonância com o desenvolvimento local da comunidade onde estão estabelecidas.
Como participar do desenvolvimento coletivo?
O desenvolvimento sustentável já é debatido há algumas décadas, contudo, as iniciativas e pactos globais se fortaleceram a partir de 2015 com a elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), gerenciados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No documento foram pontuados 17 objetivos e 169 metas de ação globais para serem alcançadas até 2030, abrangendo segmentos ambientais, econômicos e sociais de forma integrada e inter-relacionada.
Sendo assim, os profissionais de engenharia se destacam no compromisso de elaborarem projetos abrangentes, que deem conta de abarcar as necessidades populacionais.
Isso será possível com a utilização das habilidades esperadas dos engenheiros, ao longo do processo de aprendizado: técnica, conceito e relações humanas. Em outras palavras, ao integrar essas competências, os profissionais estarão preparados para os desafios dos novos tempos.
Tecnologia: parceria de sucesso
As transformações tecnológicas do mundo globalizado serviram de impulso para a otimização de produtos e serviços desenvolvidos em todos os setores da economia. Indústrias, setor público e privado tiveram que se adaptar a um novo cenário, em que os colaboradores precisam aliar as atividades laborais com soluções tecnológicas personalizadas.
Em termos práticos, os engenheiros, que antes tinham apoio de softwares e hardwares para o desenvolvimento de projetos, atualmente criam dispositivos e soluções para estabelecerem ações inclusivas, tanto em termos de infraestrutura quanto em iniciativas socioculturais.
A aplicação prática desses conceitos é observada em diferentes ramos da engenharia, como, por exemplo: aeroespacial, agrícola, ambiental, cartográfica, civil, computação, alimentícia, produção elétrica, para citar somente alguns segmentos.
Por isso, independentemente da área de atuação, esses profissionais têm missão valorosa pela frente, ao aplicar a expertise dos conhecimentos acumulados, utilizando tecnologias cada vez mais intuitivas e inteligentes (IoT e Inteligência Artificial), para serem protagonistas na reformulação de um mundo melhor.
Sendo assim, os profissionais de engenharia já iniciaram a jornada de contribuição para um desenvolvimento sustentável, e isso comprova a responsabilidade social enquanto especialistas e cidadãos.
No blog da Gail você terá acesso a artigos produzidos para compartilhar informações e iniciativas comprometidas com a sustentabilidade. Navegue e fique bem informado.