como funciona a industria cerâmica no brasil?
Ambientes Externos

A indústria cerâmica no Brasil e a alta no setor

Cerâmica Milenar

A cerâmica é um material milenar e muito versátil. Na área da construção civil, é um dos materiais mais antigos, seja na forma de tijolos, blocos ou placas para revestimentos. Antigamente, fabricar uma placa cerâmica, incluindo o processo de queima, demorava cerca de 3 dias. Com os equipamentos atuais, as fábricas brasileiras garantem peças cerâmicas com alto nível de qualidade, sofisticação e maior agilidade produtiva.

A indústria cerâmica brasileira surgiu a partir de fábricas de tijolos, blocos e telhas. No início do século XX começaram a produzir ladrilhos hidráulicos, posteriormente azulejos e pastilhas de cerâmica e vidro.

A partir dos anos 70, aumentou-se a produção, fazendo com que a indústria de cerâmica crescesse, assim, surgindo novas empresas do segmento.

A crise econômica de 2008, que iniciou no mercado imobiliário dos Estados Unidos, refletiu em vários setores da economia brasileira. Principalmente no setor cerâmico, ocasionando a diminuição da produção, baixa comercialização e demissões.

Otimismo hoje e para o fututo

Os últimos meses de 2019 estão sendo favoráveis para o setor. Indicadores de atividade e emprego na indústria da construção civil  alcançaram o maior nível dos últimos sete anos.

Maior facilidade de financiamento, projetos governamentais de incentivo à construção civil e obras de infraestrutura capitaneadas, foram fatores determinantes. Consequentemente, tivemos melhorias em desempenho na indústria cerâmica.

O Brasil é um dos principais protagonistas no mercado mundial de revestimentos cerâmicos, ocupando a terceira posição em produção e consumo. Em 2018, a produção de revestimentos cerâmicos atingiu 795 milhões de M², de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (ANFACER).

Atualmente, o mercado conta com diversas opções de placas cerâmicas, para ambientes internos, ambientes externos, fachadas ou piscinas. A tecnologia permite conseguir peças de alta qualidade técnica e variedade de cores, texturas, nuances e formatos. É um dos revestimentos mais duráveis do mercado, e de melhor custo benefício, além de ser muito apropriado ao clima tropical do país.

A Gail é uma indústria líder nacional em revestimentos cerâmicos extrudados de alta performance. Há 207 anos, se dedica a produzir soluções completas, customizadas e inovadoras para as mais altas exigências. Saiba mais!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.