Cerâmica extrudada: O que é e quais são os benefícios?
Ambientes Externos

Cerâmica extrudada: O que é e quais são os benefícios?

No mercado, há diferentes tipos de cerâmicas que variam de acordo com a sua forma de fabricação, dentre elas, a cerâmica extrudada, que é um revestimento que apresenta maior resistência ao impacto, a produtos químicos, a manchas e contaminação por bactérias.

Conheça mais sobre o processo de produção da cerâmica extrudada e quais são os seus benefícios.

O que é a cerâmica extrudada?

A cerâmica extrudada é feita por meio de uma massa composta de argila e outras matérias-primas inorgânicas. No processo de extrusão, a cerâmica é extrudada a vácuo, a argila e demais componentes são conformados em uma extrusora, onde é retirado todo ar existente na massa e lhe dá a forma desejada antes da secagem e queima. Este processo garante às peças características como resistência ao atrito, baixa absorção de água, uniformidade de cor, de corte e esquadro das peças.

Para esse processo, é usado um equipamento similar a um moedor de carne. Nele, a cerâmica é compactada e forçada para a saída da máquina por uma rosca, chamada de boquilha, ela é quem define a largura e espessura da placa. O comprimento é definido pelo corte da barra de material que sai da extrusora.

Para a sua fabricação, a composição da massa deve ser ajustada de forma a atender as exigências técnicas necessárias como retração, perda ao fogo, plasticidade, absorção de água, dilatação térmicas, etc.

Já temos um artigo no qual explicamos como as placas cerâmicas são produzidas, caso queira saber mais acesse: Do forno para a sua obra: como as placas cerâmicas são produzidas?

Quais são os benefícios?

Seu processo de produção permite que sejam criadas as garras cônicas. Trata-se de uma tecnologia exclusiva, criada e desenvolvida pela Gail, que garante melhor fixação das placas durante o assentamento, e como resultado, proporciona maior vida útil ao empreendimento.

Garras cônicas obtidas através do processo de extrusão
As garras cônicas garantem melhor fixação das placas durante o assentamento.

A partir do processo de extrusão plana, é possível obter peças especiais, como cantos, rodapés, bordas e etc., que garantem não só segurança e facilidade de limpeza, como também conforto aos ambientes. Um diferencial a frente das placas cerâmicas prensadas tradicionais.

Peças especiais obtidas através do processo de extrusão plana.
Peças especiais obtidas através do processo de extrusão plana.

Além dos benefícios citados acima, a cerâmica extrudada também apresenta alta capacidade de resistência mecânica, resistência a produtos químicos, a variações bruscas de temperatura, facilidade de limpeza, e propriedades antiderrapantes, além de ser um material antialérgico.

A manutenção da cerâmica extrudada é simples, porém, para não haver surpresas é importante seguir as orientações específicas dos manuais de aplicação de cada produto. Não é recomendado utilizar produtos que contenham ácido fluorídrico (HF) e/ou seus derivados, como os “limpa-pedras” ou produtos de origem duvidosa.

Por suportar as mais severas condições, ter variedade de tamanhos e espessuras, a cerâmica extrudada pode ser especificada para diferentes projetos, tanto para áreas residenciais, quanto industriais, comerciais, lazer, e etc.

A Gail é a indústria líder nacional em revestimentos cerâmicos extrudados de alta resistência e durabilidade, oferecendo peças especiais que se encaixam perfeitamente às necessidades do projeto e consultoria técnica, além de produtos ideais para assentamento, rejuntamento e limpeza. Saiba mais!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.