Ambientes Externos

Como as cores podem influenciar na arquitetura comercial?

As cores exercem grande influência sobre nós. Elas causam sentimentos e sensações, sem que você nem perceba. Desta forma, entender como as cores podem influenciar a arquitetura comercial, é indispensável para seu empreendimento, com impacto direto nas vendas.

Vamos nessa?

Muito além da função decorativa, as cores podem aguçar sentimentos como a animação, sensação de fome, empolgação, tranquilidade, entre outros sentimentos que podem impactar diretamente na decisão de compra. Com isso, a escolha correta das cores pode ajudar o seu potencial cliente a confiar na marca. Na hora de escolher a cor, estude seu público-alvo.  Algumas perguntas podem ajudar nesta etapa:

  • Como é meu público? (idade, classe social, gênero)
  • O meu estabelecimento é de permanência ou rotativo?
  • Qual experiência quero oferecer ao meu cliente?

 

Psicologia das cores

Entender a sensação que cada cor transmite, pode auxiliar na hora da decisão de qual revestimento escolher para as áreas do seu comércio. Confira abaixo a psicologia das principais cores e utilizadas e onde geralmente são usadas:

Azul: A cor remete a sensação de segurança, confiança e serenidade. É muito utilizada em ambientes comerciais, agências bancárias e companhias áreas. 

Amarelo: Considerada uma cor quente, transmite otimismo, alegria e criatividade. É utilizada em espaços comerciais e restaurantes, por estimular o apetite e atividades que exijam atenção. Mas, cuidado! Em excesso, a cor pode causar desconforto visual. 

Vermelho: É excitante, transmite energia, animação e impulso. Por isso, quase sempre é utilizada em fast-foods. A ideia é que as pessoas comprem por compulsividade e desejo.

Verde: A cor passa a sensação de tranquilidade, saúde e bem-estar. Além disso, a cor também remete ao meio ambiente, natureza e sustentabilidade. Por essa razão, a cor sempre é usada em locais voltados à saúde, tratamentos como clínicas e spas, além de segmentos voltados para o meio ambiente. 

Laranja: É a junção do amarelo e vermelho. Representa a energia e o fogo.  Pode estimular o apetite, e induzir à compra. 

Branco: Remete leveza e calma. Pode ser facilmente combinada com tons mais fortes, criando destaque para outras cores.

Como as cores do revestimento podem influenciar nas vendas?

Identidade visual da marca: Utilizar cores da sua logomarca fazem com que o cliente reconheça facilmente a marca e que mesmo no subconsciente, ele se lembre da sua empresa ao encontrar a cor. 

Impulsionar a compra: Ambientes agradáveis deixam os clientes mais confortáveis na hora de realizar a compra, podendo aumentar o tempo que ele fique no estabelecimento. Em padarias e restaurantes, podem ser muito favoráveis.

A paginação utilizada também influencia no espaço em geral. Você pode saber mais sobre, acessando nosso artigo sobre os tipos de paginações. A Gail realiza personalização de cores. Assim, você pode ter revestimentos que combinem com o sentimento que você quer transmitir ao seu cliente.

A Linha Revest apresenta sugestões criativas para colorir com estilo todos os tipos de ambientes. Permite composições diferenciadas nas obras, além de diversas cores para te ajudar na hora de revestir.

Agora, você entende como as cores podem ser um grande diferencial em seu projeto. Com a escolha correta, é possível criar sensações que favoreçam seu comércio.

 

Deixe o seu comentário

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.