Ambientes Externos

Como escolher pisos antiderrapantes?

Uma das etapas mais importantes de uma obra é a escolha do revestimento, podendo agregar no projeto de diversas maneiras, além de trazer conforto e praticidade.

A segurança é um dos principais pontos a serem analisados antes de iniciar sua obra. Neste artigo você saberá quando usar pisos com propriedades antiderrapantes e como a escolha correta pode trazer diversos benefícios aos ambientes.

A aplicação de pisos antiderrapantes é imprescindível em indústrias, rampas e áreas externas, que estão expostas constantemente à água, óleo, ou outras substâncias que possam diminuir a aderência da superfície. O primeiro passo é analisar cuidadosamente a necessidade do ambiente. Além disso, escolher fornecedores certificados, como a Gail, podem diminuir problemas futuros.

Um revestimento torna-se antiderrapante quando sua superfície é áspera ou rugosa, trazendo assim, maior resistência ao escorregamento. O coeficiente de atrito é a resistência que a superfície da placa cerâmica exerce em relação ao deslizamento/escorregamento de pessoas que caminham sobre o piso cerâmico. Na prática, a determinação do coeficiente de atrito define onde o piso será utilizado.

São considerados revestimentos antiderrapantes as placas com coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4. De acordo com as normas ABNT para placas cerâmicas, existem algumas determinações que devem ser levadas em conta na hora da compra:

Pisos com coeficiente de atrito menor que 0,4: locais que não demandam maiores cuidados com segurança.

Pisos com coeficiente de atrito entre 0,4 a 0,7: locais que requerem resistência ao escorregamento;

Pisos com coeficiente de atrito maior que 0,7: locais onde o risco de escorregamento é alto, como rampas, piscinas e ambientes industriais.

Os revestimentos cerâmicos Gail são compostos por argila, e outros minerais que são misturados e queimados em fornos à 1000ºC e 1200ºC. As reações químicas obtidas através dessa queima, conferem as propriedades finais do material cerâmico, sendo dureza, rigidez, fragilidade, cor e inércia. Sua composição química estável permite um longo tempo de uso, sem que suas características se alterem. Essas características fazem com que a cerâmica seja a melhor opção para exigências voltadas a aderência.

Normalmente, o revestimento antiderrapante é aplicado em:

Indústrias:  Sabemos que em ambientes industriais, é comum que o piso esteja sempre molhado, como indústrias de alimentos e bebidas. Por isso, para evitar acidentes onde exista circulação de pessoas ou empilhadeiras, o uso de revestimentos antiderrapantes é obrigatório.

A Linha Gressit apresenta como características a facilidade de limpeza, resistência mecânica e química, que são indispensáveis para suportar os agentes desgastantes, típicos da rotina industrial.

Áreas comerciais: Em escolas, shoppings ou locais onde exista um grande fluxo de pessoas.

É essencial que áreas externas e locais que tendem a estar em contato com a água sejam revestidas com pisos antiderrapantes para evitar acidentes.

Escadas, rampas e garagens: para áreas que necessitam de alto desempenho em tráfego intenso, como estacionamentos, garagens, áreas externas e pátios, opte por revestimentos que tenham resistência ao escorregamento, facilidade de limpeza e manutenção.

A Linha Minerale é a mais indicada para esse tipo de projeto por ter como característica seu esmalte duro e áspero que evita escorregamentos, além da resistência à abrasão. É importante também dar atenção aos cantos vivos que, através da cerâmica extrudada, podem ser evitados ao utilizar as peças especiais, como bordas e rodapés. Todo esse cuidado é um investimento fundamental para garantir o conforto e a segurança do local.

Piscinas e decks: O material deve ser atérmico, ou seja, não absorver muito calor, e principalmente ser antiderrapante, por ser uma área que está frequentemente molhada e com alto tráfego de pessoas

A Gail oferece uma grande variedade de placas cerâmicas para decks de piscina que, além de atenderem aos critérios citados anteriormente, possuem baixíssima absorção de água e expansão por umidade, além de serem resistentes a manchas e não desbotarem no sol.

A evolução do antiderrapante

Para garantir máxima segurança e a alta resistência, a Gail desenvolveu uma nova fórmula para pisos, com a superfície ainda mais aderente, fácil de limpar e que dispensa o uso de botas antiderrapantes no revestimento.

Analisar as condições em que o piso será exposto é importante para que o revestimento seja escolhido corretamente. A Gail conta com produtos que possuem ampla variedade de resinas apropriadas às condições específicas de cada projeto, proporcionando alta resistência química, mecânica e anticorrosiva, além de aderência, impermeabilização e um perfeito acabamento ao revestimento cerâmico.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.