como fazer uma correta impermeabilização
Ambientes Externos

Como fazer uma correta impermeabilização em pisos cerâmicos?

A impermeabilização é uma etapa essencial para garantir a durabilidade do revestimento cerâmico. Quando feita de forma correta, evita que a água se acumule debaixo do piso, causando estragos significativos. Rígida ou flexível, a impermeabilização deve seguir as orientações do projetista ou a necessidade específica do local.

Acompanhe o artigo para saber como fazê-la corretamente!

Impermeabilização rígida x impermeabilização flexível

Os sistemas de impermeabilização rígidos são aqueles que não resistem à grandes movimentações, utilizados em áreas submersas, fundações, e qualquer área de baixa mobilidade. Os aditivos químicos incorporados na argamassa e concreto, dão proteção contra a infiltração e umidade em geral.

Já os sistemas flexíveis, acompanham melhor as contrações e dilatações térmicas das estruturas, sendo indicada para lugares sujeitos a movimentações, vibrações, trincas e variações de temperatura. Seus materiais trabalham como uma membrana de proteção que evita a infiltração.

Cuidados durante a impermeabilização

Antes de tudo, é necessário retirar toda a sujeira decorrente de poeira, graxa, piche, óleo, serragem ou terra que possa prejudicar a aderência do produto, além de respeitar as juntas já existentes e/ou programadas.

O impermeabilizante deve ser aplicado de acordo com as orientações do fabricante, tomando cuidados especiais com ralos, escadas e paredes, onde são comuns problemas de infiltração.

Se a opção for pelo sistema flexível deve-se executar a proteção mecânica de acordo com a norma NBR 13753:1996. Esta proteção mecânica trata-se de um elemento muito importante para garantir a proteção e durabilidade da impermeabilização. Em muitos casos, a proteção mecânica serve como contrapiso. A aplicação de cerâmica é feita 14 dias após a cura do contrapiso ou proteção.

Uma impermeabilização feita de forma incorreta, pode causar inúmeras patologias. Por isso, é importante contar com profissionais especializados para utilizar o sistema mais adequado para a obra, e uma correta especificação de produtos, garantir a longa vida útil do empreendimento.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.