Ambientes Externos

Cuidados necessários para fazer a reforma de fachadas

Com o tempo, é comum que as fachadas fiquem prejudicadas pela poluição, poeira e chuva. Por isso, é importante fazer reformas e manutenções ao longo do tempo para evitar qualquer tipo de acidente envolvendo a área externa, além de garantir boa aparência estética do imóvel.

Os trabalhos preliminares para revestir uma fachada com placas cerâmicas, dependem do tipo de revestimento pré-existente. Acompanhe o artigo e veja os cuidados necessários para reformas em fachadas!

reforma de fachadas
Reprodução: Gail

Fachadas revestidas com placas cerâmicas

No caso de fachadas já revestidas com placas cerâmicas de baixa qualidade, é necessário a remoção completa do revestimento antigo, até alcançar a superfície do emboço, que é a camada de argamassa.

É importante avaliar a qualidade e integridade deste emboço através de ensaios de arrancamento. No caso de emboço frágil e/ou empoeirado, é necessário removê-lo totalmente e refazê-lo conforme as normas técnicas vigentes.

As cerâmicas Gail atendem a recomendação de vida útil mínima de 20 anos, desde que fixadas corretamente. Sendo um bom investimento, tendo em vista o seu baixo custo em manutenção.

Fachadas pintadas

No caso de fachadas pintadas, as películas de tinta e massa deverão ser totalmente removidas com espátula e lixa n° 60 ou 80. Pode ser empregado ainda um removedor químico.

Nos casos em que a camada de emboço estiver em boas condições de aderência, integridade e resistência mecânica, ela poderá ser mantida, no entanto, observando as exigências e as juntas de movimentação. Caso contrário é preciso fazer um novo emboço, sendo necessário testar se o mesmo está apto a receber o revestimento cerâmico, já que há um aumento na sobrecarga mecânica da parede quando se troca a pintura por revestimento cerâmico.

Encare as fachadas ventiladas como uma boa opção

O sistema de fachadas ventiladas é uma boa opção para quem procura um menor custo de manutenção em fachadas. Sua montagem é feita sobre o revestimento pré-existente, o que possibilita maior agilidade no prazo de execução da obra.

O seu sistema de fixação permite a instalação e a troca rápida de apenas um painel, sem a necessidade de remoção de painéis adicionais. Dessa forma, há uma maior facilidade caso seja necessário reparos ou manutenções.

keragail
Fachada Ventilada KeraGail

Sugerimos, no caso de restauros de fachadas, a contratação de profissional ou consultor-projetista especializado, bem como equipe ou construtora com a necessária capacitação e competência técnica, além de bons produtos que garantam a durabilidade e resistência da fachada.

A Gail conta com produtos para uso exclusivo em paredes e fachadas, proporcionando elegância e durabilidade a cada empreendimento. Saiba mais!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.