Ambientes Externos

Fachada Ventilada: O que é e quais são seus benefícios?

keragail

Você já ouviu falar sobre fachada ventilada? É um sistema inovador para quem busca a execução de projetos diferenciados, com conforto térmico e economia de energia. São diversos os benefícios e diferenciais que esse sistema apresenta, saiba mais nesse artigo.

O que é a fachada ventilada?

É um recurso pelo qual se obtém um efeito de ventilação entre o revestimento e o corpo principal do edifício, através de um afastamento físico e regulável, alcançado por meio de uma subestrutura metálica, que serve para a acoplagem de painéis.

Seu conceito baseia-se na possibilidade de renovação da camada de ar existente entre o revestimento externo e o corpo da edificação, e como resultado, proporciona maior capacidade de dissipação da radiação solar. Para que isso aconteça, a ventilação é garantida através das juntas abertas que existem entre os painéis e o afastamento.

keragail gail cerâmica

O sistema de fachadas ventiladas é composto por painéis cerâmicos extrudados que possuem tratamento de superfície com dióxido de titânio, que traz enormes benefícios para o meio ambiente:

Extremamente fácil de limpar

Esse tratamento torna a superfície do painel hidrofílica, fazendo com que a água forme um “filme” que lava toda a sujeira. O resultado é um efeito “autolimpante”, no qual a própria água da chuva na fachada, torna-se eficaz e colabora na limpeza dos painéis cerâmicos.

Isso não só reduz consideravelmente os custos com manutenção, como contribui para a proteção ambiental. Além disso, a estética e a arquitetura do empreendimento são mantidas por muito mais tempo.

Bactericida

Microrganismos como algas, fungos, musgos ou germes são decompostos. O dióxido de titânio presente no tratamento, provoca o efeito fotocatálise. A luz do sol reflete na superfície e o oxigênio da atmosfera é ativado, decompondo microrganismos como bactérias, fungos, algas e musgos. O problema crescente da formação de algas ou musgos em fachadas pode ser eficientemente combatido sem o uso de produtos químicos.

Elimina odores

A eliminação dos odores indesejáveis ou nocivo, é assegurada por pesquisas científicas que comprovam que a superfície de uma fachada com tratamento de dióxido de titânio de 1.000m², limpa o ar comparativamente a 70 árvores de médio porte. Estas propriedades são permanentes, pois os painéis passam por uma aplicação de dióxido de titânio que penetra em toda a espessura do corpo cerâmico.

fachada ventilada

Conforto térmico

A fachada ventilada contribui diretamente para implementar práticas sustentáveis do projeto à obra, e também é capaz de aumentar a vida útil dos empreendimentos. Quando bem projetada e executada, a fachada ventilada com painéis cerâmicos melhora o conforto térmico e acústico do edifício, além de ser uma alternativa moderna para a arquitetura de fachadas.

O conforto térmico ocorre por dois aspectos: a ventilação contínua da cavidade devido ao chamado “efeito de chaminé”, e ao uso de painéis cerâmicos, uma vez que é um dos materiais mais eficientes do ponto de vista térmico. Um dos resultados é a redução do consumo de energia designado ao condicionamento do ar interno em climas mais quentes. Permitindo ganhos econômicos ao empreendimento.

Da mesma forma, a fachada ventilada evita a ação direta dos ventos e da umidade sobre a estrutura e garante a vedação da edificação, e como resultado, a eliminação de problemas, como eflorescências, manchas e futuros danos.

O seu sistema de fixação permite a instalação e a troca rápida de apenas um painel, sem a necessidade de remoção de painéis adicionais. Dessa forma, há maior facilidade caso seja necessário reparos ou manutenções posteriormente.

painéis fachada ventilada

Benefícios da fachada ventilada

  • Desenvolvimento de soluções arquitetônicas inovadoras e exclusivas;
  • Fachada livre de descolamentos, trincas, eflorescências e infiltrações;
  • Montagem sem desperdício e com estrutura em andamento;
  • Maior conforto térmico com redução no consumo de energia;
  • Redução da pressão do vento na vedação interna;
  • Controle de passagem de água;
  • Montagem sobre revestimento pré-existente, o que possibilita maior agilidade no prazo de execução da obra;
  • Redução de gastos com manutenção;
  • Obra limpa e seca;
  • Preço competitivo entre tecnologias não aderidas;
  • Menor peso da estrutura;
  • Durabilidade e resistência ao tempo, sem a deterioração das características técnicas e estéticas;
  • Facilidade de limpeza.

Desse modo, a Gail, visando trazer a solução completa em seu portfólio, conta com o sistema de fachadas ventiladas KeraGail. Os painéis cerâmicos desse sistema utilizam em sua composição materiais reciclados e proporcionam melhorias no conforto ambiental interno das edificações. Saiba mais!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.