Produtividade na construção civil
Ambientes Externos

Fatores que impactam a produtividade na construção civil

A produtividade na construção civil é um tema bastante recorrente nas publicações do setor. O que é perfeitamente justificável visto que há muitas variáveis que envolvem a atividade.

Fatores como burocracia podem ser solucionados. Segurança do trabalho e os equipamentos também necessitam um atenção especial.

Por isso, é fundamental voltar à atenção para esses fatores a fim de minimizar os impactos e conseguir extrair o máximo de produtividade com os recursos disponíveis sem deixar de lado a qualidade do resultado final.

Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) aponta:

Os seis principais fatores que impactam a produtividade na obra

  • Capacitação e treinamento da mão de obra: funcionários bem capacitadosadequadamente remunerados e que criam vínculos com a empresa tendem a apresentar melhor produtividade;
  • Retrabalho: quando o trabalho não precisa ser refeito o desperdício é reduzido e os prazos atendidos;
  • Matéria-prima: bons materiais, como a cerâmica extrudada da Gail, proporcionam menos retrabalho e mais confiança no andamento da obra;
  • Layout do canteiro de obras: ao planejar o espaço de trabalho a circulação de trabalhadores e máquinas é agilizada, com fácil acesso dos materiais à frente de trabalho;
  • Segurança do trabalho: quando um funcionário se machuca, além do custo humano imensurável, há prejuízos financeiros e impactos na produção e nos prazos;
  • Planejamento e controle de obras: com um plano afinado de execução sua obra não vai enfrentar desabastecimento nem desperdício de materiais. Também serão menos graves eventuais atrasos ou erros.

Temporais, altas temperaturas ou umidade elevada também podem influenciar no andamento da obra. Por isso, acompanhar a meteorologia é importante para o planejamento. 

Tecnologia na Construção Civil

Usando a tecnologia como aliada.

A tecnologia tem causado impacto positivo em diversos ramos de atividade assim como na construção civil.

Veja as três principais frentes da construção civil onde a tecnologia tem mostrado resultados importantes. 

  • Materiais

Há muitas alternativas de materiais de construção de alto desempenho no mercado. Esses materiais modernos oferecem melhores resultados na utilização e certamente elevam o índice de desempenho da obra.

  • Aparelhos Digitais

O uso de smartphones, tablets e softwares de gestão proporcionam organização e fácil acesso as informações relevantes. Resultando em agilidade no processo de gestão da obra. Aqui você encontra outra publicação onde falamos mais sobre ótimos aplicativos para gerenciamento da obra.

  • Equipamentos 

Maquinário automatizado, quando manipulado por um profissional capacitado realiza as tarefas com mais precisão e eficiência elevando assim a produtividade.

Como podemos ver, os desafios são grandes, mas com bom planejamento, pessoal e materiais adequados e tecnologia é possível elevar a produtividade na construção civil e alcançar resultados de excelência.

A Gail é a indústria líder nacional em revestimentos cerâmicos extrudados de alta resistência e durabilidade, oferecendo peças especiais que se encaixam perfeitamente às necessidades do projeto e consultoria técnica, além de produtos ideais para assentamento, rejuntamento e limpeza. Saiba mais!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.