paginação em revestimentos cerâmicos
Ambientes Externos

O que é uma paginação?

Antes de assentar os revestimentos na obra, é necessário definir qual desenho será composto pelas placas cerâmicas. De acordo com o tamanho, formato, cor, quantidade de peças e dinâmica de arranjo é estabelecido a forma como será feita a instalação e o assentamento das placas. Em outras palavras, essa etapa define-se como paginação. Ela também é responsável por contribuir para fatores estéticos, facilidade de instalação e economia de material.

Paginação Escama de Peixe

O formato tem influência direta na paginação, os principais formatos de placas são os quadrados e os retangulares, que apesar de simples, oferecem uma variedade de resultados em paginações. Também é possível combinar diversos formatos, proporcionando uma composição mais dinâmica ao ambiente.

Já no caso de cores e estampas, é necessário organizar o painel para evitar que formem padrões exagerados ou repetitivos, além de atentar-se às recomendações de cores para cada tipo de ambiente.

Paginação Transpasse

Tipos de paginações:

 

 paginação alinhada


Alinhada:
É a paginação mais tradicional, nela todas as peças têm o mesmo formato e dimensões, são organizadas de forma totalmente alinhada na superfície.

 

vertical

Vertical: A instalação das peças é organizada no eixo vertical. Como resultado, essa paginação possibilita a sensação de alongamento do ambiente.

 


horizontal
Horizontal:
Sua paginação é organizada no eixo horizontal. Ela dá a sensação de maior amplitude do ambiente.

 


diagonal
Diagonal:
Nessa paginação, as peças são assentadas a um ângulo de 45 graus. Resulta ao ambiente uma sensação de movimento e dinamismo.

 

espinha de peixeEspinha de peixe: Sua paginação é feita no formado “zig zag” e são aplicadas em ângulos de 45 graus. Traz um resultado contemporâneo ao ambiente.

 

 

escama de peixeEscama de peixe: É ideal para peças retangulares. Tem as mesmas características que a paginação espinha de peixe, porém, são organizadas na horizontal e vertical, formando ângulos de 90 graus.

 

transpassadaTranspasse padrão e transpasse aleatório: No transpasse padrão, é usado no máximo 15% do comprimento da peça. Por exemplo, se o revestimento tem dimensões de 60×120 cm, o transpasse máximo é de 18cm em relação à peça vizinha. Já no transpasse aleatório, as peças têm dimensões de 15 a 20 cm de largura e 60 cm de comprimento.

O planejamento é essencial para obter um bom resultado estético e econômico em um projeto. Uma boa personalização é o que proporcionará a independência e a originalidade de cada ambiente. É essencial a escolha de bons profissionais para realizar a paginação e materiais de alta performance. Além disso, influenciam diretamente na vida útil da obra.

A Gail possui diversos formatos e espessuras para cada necessidade do projeto. Dessa forma, todas as paginações podem ser criadas sem que aconteça recortes e desperdício de peças. Saiba mais.

 

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.