Ambientes Externos

Qual argamassa escolher para sua obra?

Essa pergunta pode gerar muitas dúvidas, e caso não aconteça uma correta especificação, você terá complicações e patologias em seu revestimento, vindas a médio ou longo prazo. 

Para te ajudar com essa etapa, confira os tipos de argamassas existentes e onde utilizá-las.

A função da argamassa

A argamassa é um tipo de “cola forte” que serve para unir diferentes materiais na construção civil. É a mistura de cimento, areia e água, podendo conter outros aditivos, que trazem mais propriedades a ela. A qualidade da argamassa depende das características dos seus componentes e do correto preparo e manuseio. Dentre suas funções, podemos citar:

  • Assentar tijolos e blocos.

 

  • Revestir paredes e pisos, para que o lugar esteja apto a receber a placa cerâmica.
  •  

Tipos de argamassa e onde aplicá-las

De forma resumida, podemos dizer que existem dois tipos de argamassa: colante e de rejuntamento.

A argamassa colante é um produto utilizado principalmente no assentamento de placas cerâmicas. Quando misturada com água, ela forma uma massa viscosa, flexível e aderente. No mercado, podem ser divididas em: AC I, AC II e AC III. Quando acompanhada com a denominação “E”, sinaliza que o início do endurecimento (a partir do momento de aplicação na superfície) é mais demorado. É apropriada para ambientes com alta exigência técnica, como espaços com a influência de fortes ventos (fachadas).

A argamassa  de rejuntamento é indicada para o preenchimento dos vãos livres entre as placas cerâmicas, vedando juntas em  áreas internas ou externas. 

Caso seja necessário realizar a regularização do piso ou parede,  no substrato é aplicado uma ponte de aderência, conhecida como chapisco, que torna a superfície mais áspera e rugosa,  ajudando a ancoragem da segunda camada, que pode ser emboço (parede) ou contrapiso (piso). 

Acesse nosso artigo sobre como realizar um bom assentamento de placas cerâmicas.

Abaixo, confira alguns tipos de argamassa que a Gail oferece para sua obra.

  • Argamassa Pisos Industriais: desenvolvida para locais de tráfego intenso e pesado, possui resistência ao choque térmico.
  • Argamassa AC-III E Bicomponente: para prazos estreitos de execução ou piso sobre piso. Secagem rápida – 2 horas.
  • Argamassa Kitchen: desenvolvida para instalação de placas cerâmicas em áreas de cozimento de alimentos, área de caldeirões e outras com altas temperaturas.
  • Argamassas Anticorrosivas: utilizada nas indústrias de papel e celulose, alimentícias e farmacêuticas.
  • Argamassa e Rejunte Acqua: formulado para cura submersa em água doce ou salgada.

Quer saber mais? 

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.