fachada ventilada revestimentos ceramicos
Ambientes Externos

Revestimentos Cerâmicos ou Pintura: Qual a melhor opção para fachadas?

Por ser uma área diariamente exposta ao sol, chuva, vento e a outros fatores que tendem a danificar sua estrutura, as fachadas exigem avaliações minuciosas na escolha do seu revestimento. As alternativas mais utilizadas são a pintura e os revestimentos cerâmicos. Além da estética, é importante levar em conta fatores como durabilidade, resistência, facilidade de limpeza e manutenção.

A fim de te auxiliar, nesse artigo falaremos sobre a diferença entre os dois, e porque os revestimentos cerâmicos devem ser prioridade. Continue acompanhando!

revestimentos cerâmicos para fachada

Custo benefício

Embora o custo da pintura seja menor, tanto para a sua compra quanto para a sua aplicação, para garantir bons resultados técnicos por maior período de tempo, é necessário que esses gastos se repitam, pelo fato de exigir maiores cuidados para evitar mofo, infiltrações, e outras patologias. É uma desvantagem frente aos revestimentos cerâmicos, que são considerados investimentos duradouros e seguros por necessitarem de pouca manutenção e serem fáceis de limpar, não só no pós-obra, como também no dia-a-dia.

Durabilidade

A cerâmica é composta por uma mistura de argila e minerais, sua composição estável permite um longo tempo de uso sem que suas características estéticas ou técnicas se alterem. Seu acabamento leva anos para começar a dar sinais de perda do brilho, de cor e textura. No caso da pintura em fachadas, por ter maior facilidade em acumular sujeira e umidade, pode desenvolver mofo e infiltrações, comprometendo a sua durabilidade.

revestimentos cerâmicos para fachada

Estética

Através do uso de novas tecnologias, a cerâmica é comercializada em maior variedade de cores, nuances, formatos, texturas e tamanhos, possibilitando inúmeras personalizações, agregando elegância e sofisticação à fachada. Já a pintura, perde a qualidade por absorver maior umidade e gordura, devido ao surgimento de mofo e infiltrações, necessitando de reaplicações para garantir um bom efeito estético.

Fachada ventilada

É um recurso pelo qual se obtém um efeito de ventilação entre o revestimento e o corpo principal do edifício, através de um afastamento físico e regulável, alcançado por meio de uma subestrutura metálica, que serve para a acoplagem dos painéis cerâmicos.

Quando bem projetada e executada, a fachada ventilada com painéis cerâmicos melhora significativamente o conforto térmico e acústico do edifício, além de ser uma alternativa moderna e engenhosa para a arquitetura de fachadas. Saiba mais!

Fachada Ventilada KeraGail

Cuidados adicionais

Para garantir a vida útil do revestimento, é importante contar com profissionais equipados e fornecedores que prestem suporte do início ao fim do seu projeto. A Gail oferece revestimentos cerâmicos de alta resistência e durabilidade, além de peças especiais que se encaixam perfeitamente às necessidades do projeto e consultoria técnica.

Visto que as vantagens de optar por revestimentos cerâmicos são maiores, conheça nosso portfólio de produtos e escolha a combinação ideal para a sua fachada!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.