Tipos de revestimentos e suas especificações
Ambientes Externos

Tipos de revestimentos e suas especificações

O acabamento é de longe a etapa mais empolgante da obra, pois é aí que o sonho chega a reta final. Mas é também nessa hora que requer um cuidado especial para garantir que o ambiente tenha seu estilo sem perder o conforto e funcionalidade.

Por isso, é necessário conhecer os tipos de revestimentos e suas especificações. Mas antes disso é preciso entender melhor o que é revestimento.

O que é revestimento?

O revestimento é uma camada externa de algum material específico utilizado para cobrir a alvenaria, seja de pisos ou paredes. Os mais conhecidos são: cerâmica, azulejo, porcelanato, pastilha, laminado e pedra. 

Dessa forma, tem grande impacto na estética da construção. Entretanto, deve-se atentar ao local onde será aplicado. Visto que a escolha do modelo está diretamente ligado a função do cômodo. 

Fatores como exposição ao sol e chuva, tráfego intenso e umidade devem ser considerados na hora da escolha. E, claro, a mão de obra especializada também é fundamental para se obter o resultado desejado.

Tipos de Revestimentos e suas especificações.

Cerâmica Extrudada

A cerâmica extrudada é um revestimento de alta performance ideal para ambientes que exigem resistência mecânica, resistência química e fácil higienização. Assim, podem ser utilizadas em áreas internas e externas e sua durabilidade é outro ponto positivo do produto.

Cerâmica extrudada Gail

A Gail é líder nacional nesse segmento e oferece uma linha completa de produtos para os mais diversos ambientes, incluindo cozinhas industriais, frigoríficos, comércios, pátios, calçadas, piscinas e outros. Além do sistema de fachadas ventiladas, um  revestimento inovador conhecido como Kerabrick.

Azulejo

Os azulejos são produtos cerâmicos que possuem uma superfície lisa coberta por uma camada de esmalte. É um produto de fácil manutenção e de uso exclusivo nas paredes.

Porcelanato

Embora também seja um produto cerâmico, o porcelanato passa por um processo de fabricação diferenciado, possui muitas variedades de cores, formatos e possui versões que podem ser usadas tanto em pisos como em paredes.

Pastilha

As pastilhas são exclusivamente utilizadas em paredes. Embora sua versão mais comum seja em cerâmica, existem opções em vidro, porcelana e até inox.

Pedra Natural

As pedras trazem um toque diferente ao projeto e podem ser utilizadas tanto em pisos como em paredes. Mas lembre-se que pedras mais porosas não são indicadas para áreas úmidas. Visto que a absorção de água pode provocar alteração na sua aparência e resistência.

Laminado

O piso laminado é produzido a partir da extração de materiais derivados da madeira. É indicado para ambientes secos e de circulação moderada como salas e quartos.

Imagem de ambiente com piso laminado

Vinílico

Assim como o laminado, o vinílico é um dos tipos de revestimentos que proporcionam um toque aconchegante ao projeto. A vantagem é sua resistência a umidade e sua contribuição para o isolamento acústico do ambiente.

Outros revestimentos

Existem ainda muitos outros tipos de revestimento como placas de gesso, madeira, massa texturizada, para citar alguns exemplos. Contudo dedicamos esse artigo as opções mais usuais disponíveis no mercado.

Com todas essas informações ficou mais fácil identificar os diferentes tipos de revestimento e suas especificações e assim escolher o ideal para sua obra.

Por fim, com tantas opções disponíveis fica fácil achar uma que combine com seu estilo e seu orçamento. Entre em contato com a Gail e faça um orçamento do seu projeto!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.