Qual o tipo de argamassa certo para minha obra? Essa pergunta pode gerar muitas dúvidas, porém caso não aconteça uma correta especificação, você terá complicações e patologias em seu revestimento, vindas a médio ou longo prazo.
Para te ajudar com essa etapa, confira os tipos existentes e onde utilizá-las.
Qual sua função?
A princípio a argamassa é um tipo de “cola forte” que serve para unir diferentes materiais na construção civil. Em resumo, é a mistura de cimento, areia e água, podendo conter outros aditivos, que trazem mais propriedades a ela. Então, tendo em vista sua procedência, a qualidade da argamassa depende das características dos seus componentes e do correto preparo e manuseio. Dentre suas funções, podemos citar:
- Assentar tijolos e blocos.
- Revestir paredes e pisos, para que o lugar esteja apto a receber a placa cerâmica.
Tipos de argamassa e onde aplicá-las
De forma resumida, podemos dizer que existem dois tipos de argamassa: colante e de rejuntamento.
A argamassa colante é um produto utilizado principalmente no assentamento de placas cerâmicas. Quando misturada com água, ela forma uma massa viscosa, flexível e aderente. No mercado, podem ser divididas em: AC I, AC II e AC III. Quando acompanhada com a denominação “E”, sinaliza que o início do endurecimento (a partir do momento de aplicação na superfície) é mais demorado. Em geral, tem como indicação sua utilização em ambientes com alta exigência técnica, como espaços com a influência de fortes ventos (fachadas).
Por outro lado a argamassa de rejuntamento é indicada para o preenchimento dos vãos livres entre as placas cerâmicas, assim vedando juntas em áreas internas ou externas.
Caso seja necessário realizar a regularização do piso ou parede, aplica-se no substrato uma ponte de aderência, conhecida como chapisco, que torna a superfície mais áspera e rugosa, ajudando a ancoragem da segunda camada, que pode ser emboço (parede) ou contrapiso (piso).
Acesse nosso artigo sobre como realizar um bom assentamento de placas cerâmicas.
Abaixo, confira alguns tipos que a Gail oferece para sua obra.
- Argamassa Pisos Industriais: desenvolvida para locais de tráfego intenso e pesado, possui resistência ao choque térmico.
- Argamassa AC-III E Bicomponente: para prazos estreitos de execução ou piso sobre piso. Secagem rápida – 2 horas.
- Argamassa Kitchen: desenvolvida para instalação de placas cerâmicas em áreas de cozimento de alimentos, área de caldeirões e outras com altas temperaturas.
- Argamassas Anticorrosivas: utilizada nas indústrias de papel e celulose, alimentícias e farmacêuticas.
- Argamassa e Rejunte Acqua: formulado para cura submersa em água doce ou salgada.
Quer saber mais?