O clima tropical do nosso país garante alguns bons meses de sol e calor intenso. Nesse cenário a piscina é um acessório muito desejado. E além de ser o sonho de muitas pessoas, ter uma piscina em casa também agrega muito valor ao imóvel. Por isso, nesse artigo vamos apresentar dicas de como montar uma piscina de alvenaria.
É bem verdade que existem diversos tipos de piscina como as de vidro, areia, container e lona, mas sem dúvida, as mais utilizadas são as de fibra de vidro e as de alvenaria.
Antes de partir para o passo a passo em si, vamos ver algumas vantagens e desvantagens de uma piscina de alvenaria.
Vantagens
Versátil: Por serem construídas do zero, as piscinas de alvenaria podem ser totalmente personalizadas. Dando a possibilidade do cliente escolher desde o tamanho e formato, até seu acabamento.
Acabamento: Esse fator merece um destaque à parte, visto que são muitas as opções de revestimento como: vinil, pastilha, cerâmica e pedras naturais.
Resistência: Devido a utilização de concreto em sua estrutura esse modelo oferece resistência e uma extensa vida útil. Claro, esse fator vai depender de um projeto bem planejado e com execução impecável.
Desvantagens
Manutenção: A manutenção tem de ser realizada com certa frequência para evitar o surgimento de limo e algas.
Prazo de construção: Devido a complexidade da obra o prazo para sua realização acaba sendo maior que os demais modelos.
Custo x Benefício.
A princípio a obra vai custar mais do que a instalação de uma piscina de fibra de vidro, por exemplo. Porém, com um projeto bem executado a vida útil do modelo de alvenaria pode se estender por décadas e é aí que o gasto inicial será mais vantajoso.
Finalmente vamos ao passo a passo de como fazer piscina de alvenaria.
Passo 1 – Defina o local, formato e profundidade.
Primeiramente é preciso definir o local onde será construída a piscina. Deve-se considerar as dimensões do terreno e levar em conta espaço suficiente no entorno da piscina. Além disso, deve ser um lugar com bastante incidência de sol.
Por fim, define-se a profundidade. Embora o convencional seja 1,50m, isso vai depender da necessidade de cada família. Se crianças forem utilizar o espaço é indicado uma piscina mais rasa a fim de evitar acidentes.
O ideal é criar uma estrutura com diferentes níveis de profundidade para garantir a satisfação de todos.
Passo 2 – Tipo do solo e escavação.
O tipo de solo é que vai definir qual modelo de fundação deve ser feito. Essa etapa é fundamental pois a escolha correta da fundação assim como os devidos reforços é que vão impedir o surgimento de trincas e rachaduras na estrutura.
Em seguida, deve ser iniciada a escavação para acomodação da estrutura, ligações hidráulicas, motor e pontos de drenagem.
Lembre-se também de considerar que a estrutura ao redor da piscina tende a ocupar um espaço extra, sendo necessário cavar algo em torno de 30 cm a mais.
Passo 3 – Faça a fundação, cobertura de solo e as paredes.
Uma ótima opção para a fundação da piscina é fazer um radier e uma viga de fechamento, onde é amarrada a armadura das paredes. Faça a cobertura do solo considerando a queda da água para o ralo, assim como a instalação de dutos e entrada e saída de água.
As paredes devem ser feitas com bloco estrutural, armados no interior e preenchidos com concreto. Esse procedimento garante que as paredes irão suportar a pressão da água e do solo.
Passo 4 – Impermeabilização.
É necessário proteger toda a estrutura com impermeabilizante a fim de evitar vazamentos e infiltrações. Esse processo pode ser feito com manta asfáltica, pintura impermeabilizante ou alguma argamassa específica para essa finalidade.
Passo 5 – Revestimento.
Chegamos à penúltima etapa da construção da piscina de alvenaria. Esteticamente a etapa mais importante do projeto. A escolha do revestimento.
Como falamos no início, são muitas as opções de revestimentos como pastilhas, cerâmica, pedras naturais e vinílico.
Mas é preciso se cuidar ao escolher um material durável e que proporcione baixa manutenção. Isso inclui não só a cerâmica em si, mas também a argamassa e o rejunte correto.
A Gail possui uma coleção específica para piscinas e atende a todos os requisitos técnicos de especificação: baixa absorção de água e expansão por umidade, resistência a produtos químicos de manutenção (como o cloro). Resistência aos raios ultravioletas e alto grau de limpeza. As placas não mancham e nem descolorem com o tempo.
Além disso, a Linha Falésias que faz parte da Coleção, é a melhor a indicar para áreas ao redor da piscina, são antiderrapantes e proporcionam conforto térmico.
Passo 6 – Limpeza e enchimento
Por fim, após a instalação do revestimento é necessário realizar a limpeza e o enchimento da piscina para aproveitar ao máximo a diversão com família e amigos.
Embora a piscina de alvenaria tenha um custo um pouco mais elevado, e exija alguns cuidados em todas as etapas da construção, traz consigo muita durabilidade e personalidade ao seu projeto. Além de um excelente custo x benefício a longo prazo.