Você já ouviu falar sobre fachada ventilada? É um sistema inovador para quem busca a execução de projetos diferenciados, com conforto térmico e economia de energia. São diversos os benefícios e diferenciais que esse sistema apresenta, saiba mais nesse artigo.
O que é a fachada ventilada?
Fachada ventilada é um recurso pelo qual se obtém um efeito de ventilação entre o revestimento e o corpo principal do edifício, através de um afastamento físico e regulável, alcançado por meio de uma subestrutura metálica, que dessa forma possibilita a acoplagem de painéis.
Seu conceito baseia-se na possibilidade de renovação da camada de ar existente entre o revestimento externo e o corpo da edificação, e como resultado, proporciona maior capacidade de dissipação da radiação solar. Para que isso aconteça, as juntas abertas que existem entre os painéis e o afastamento garantem ventilação.
O sistema de fachadas ventiladas é composto por painéis cerâmicos extrudados que possuem tratamento de superfície com dióxido de titânio, assim trazendo enormes benefícios para o meio ambiente:
Extremamente fácil de limpar
Esse tratamento torna a superfície do painel hidrofílica, fazendo com que a água forme um “filme” que lava toda a sujeira. Ou seja, o resultado é um efeito “autolimpante”, no qual a própria água da chuva na fachada, torna-se eficaz e colabora na limpeza dos painéis cerâmicos.
Isso não só reduz consideravelmente os custos com manutenção, como contribui para a proteção ambiental. Além disso, a estética e a arquitetura do empreendimento se mantém por muito mais tempo.
Bactericida
Microrganismos como algas, fungos, musgos ou germes entram em processo de decomposição. O dióxido de titânio presente no tratamento, provoca o efeito fotocatálise. A luz do sol reflete na superfície e o oxigênio da atmosfera é ativado, decompondo microrganismos como bactérias, fungos, algas e musgos. O problema crescente da formação de algas ou musgos em fachadas pode ser eficientemente combatido sem o uso de produtos químicos.
Elimina odores
A eliminação dos odores indesejáveis ou nocivo, é assegurada por pesquisas científicas que comprovam que a superfície de uma fachada com tratamento de dióxido de titânio de 1.000m², limpa o ar comparativamente a 70 árvores de médio porte. Estas propriedades são permanentes, pois os painéis passam por uma aplicação de dióxido de titânio que penetra em toda a espessura do corpo cerâmico.
Conforto térmico
A fachada ventilada contribui diretamente para implementar práticas sustentáveis do projeto à obra, e também é capaz de aumentar a vida útil dos empreendimentos. Quando bem projetada e executada, a fachada ventilada com painéis cerâmicos melhora o conforto térmico e acústico do edifício, além de ser uma alternativa moderna para a arquitetura de fachadas.
O conforto térmico ocorre por dois aspectos: a ventilação contínua da cavidade devido ao chamado “efeito de chaminé”, e ao uso de painéis cerâmicos, uma vez que é um dos materiais mais eficientes do ponto de vista térmico. Um dos resultados é a redução do consumo de energia designado ao condicionamento do ar interno em climas mais quentes. Permitindo ganhos econômicos ao empreendimento.
Da mesma forma, a fachada ventilada evita a ação direta dos ventos e da umidade sobre a estrutura e garante a vedação da edificação, e como resultado, a eliminação de problemas, como eflorescências, manchas e futuros danos.
O seu sistema de fixação permite a instalação e a troca rápida de apenas um painel, sem a necessidade de remoção de painéis adicionais. Dessa forma, há maior facilidade caso seja necessário reparos ou manutenções posteriormente.
Benefícios da fachada ventilada
- Desenvolvimento de soluções arquitetônicas inovadoras e exclusivas;
- Fachada livre de descolamentos, trincas, eflorescências e infiltrações;
- Montagem sem desperdício e com estrutura em andamento;
- Maior conforto térmico com redução no consumo de energia;
- Redução da pressão do vento na vedação interna;
- Controle de passagem de água;
- Montagem sobre revestimento pré-existente, o que possibilita maior agilidade no prazo de execução da obra;
- Redução de gastos com manutenção;
- Obra limpa e seca;
- Preço competitivo entre tecnologias não aderidas;
- Menor peso da estrutura;
- Durabilidade e resistência ao tempo, sem a deterioração das características técnicas e estéticas;
- Facilidade de limpeza.
Desse modo, a Gail, visando trazer a solução completa em seu portfólio, conta com o sistema de fachadas ventiladas KeraGail. Os painéis cerâmicos desse sistema utilizam em sua composição materiais reciclados e proporcionam melhorias no conforto ambiental interno das edificações. Saiba mais!