Pesquisar
Close this search box.
O que é a norma brasileira de BIM

A construção civil, sem dúvida alguma, é uma das áreas mais relevantes da economia mundial. Mas devido a complexidade dos processos e por ter diversas etapas envolvidas acaba por deixar margem para uma baixa eficiência. Ao mesmo tempo até o desperdício de recursos materiais e de força humana. Vamos descobrir o que é a norma brasileira de BIM e como ela pode mudar essa realidade. 

O relatório “REINVENTING CONSTRUCTION: A ROUTE TO HIGHER PRODUCTIVITY – FEBRUARY 2017”, da consultoria Mckinseyco determina 10 causas para a ineficiência dos processos na construção civil.

  • complexidade crescente de projetos e canteiros;
  • regulamentação extensa, fragmentação de terrenos e natureza cíclica do investimento público;
  • informalidade potencial para corrupção;
  • fragmentação do setor;
  • estruturas contratuais e incentivos desalinhados;
  • requisitos do proprietário sob medida ou abaixo do ideal;
  • processos de projeto e investimento inadequados;
  • gestão de projetos e execução básica precárias;
  • mão-de-obra pouco qualificada;
  • pouco investimento do setor em digitalização, inovação e capital.

Desse modo o BIM surge como uma ferramenta para atuar nesses desafios trazendo diversas melhorias para o setor.

Afinal, o que é BIM?

BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia que tem por objetivo alinhar os processos do empreendimento com todos os envolvidos. Criando um modelo virtual preciso que gera uma base de dados e informações para subsidiar todas as etapas do projeto.

Ou seja, arquitetos, engenheiros e construtores atuam de forma integrada. Facilitando as tomadas de decisões, tornando o projeto mais assertivo e reduzindo improvisos e retrabalho. Consequentemente, o processo se torna mais eficiente e sustentável reduzindo prazos e custos do empreendimento como um todo.

O que é a norma brasileira de BIM?

O modelo tem se mostrado tão eficiente ao redor do mundo que o governo brasileiro define uma diretriz, por meio do Decreto Nº 10.306, de abril de 2020 para aplicação de BIM nas obras públicas.

Mas esse não é o primeiro passo do governo para disseminar o BIM no país.

Anteriormente o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2009, criou a Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção, ABNT/CEE-134, que ficou responsável por estabelecer as normas técnicas sobre BIM.

Além disso, foi publicada em 2010 a norma ABNT NBR ISO 12006-2:2010.Posteriormente substituída pela ABNT NBR ISO 12006-2:2018 que trata sobre a  Organização de informação da construção

ABNT 15965

Em 2011, iniciou-se a criação da primeira norma técnica BIM Brasileira, a ABNT NBR 15965 – Modelagem de Informação da Construção (BIM).

Segundo o coordenador da Comissão de Estudo Especial (CEE) 134 de Modelagem de Informação da Construção da ABNT, Wilton Catelani, o objetivo da norma é garantir que os profissionais envolvidos em uma fase inicial de um empreendimento utilize os termos com a padronização estabelecida pela norma e passe informações perfeitamente entendíveis aos demais envolvidos nas fases posteriores. Ou seja, a norma veio para garantir que o uso do BIM seja realizado de forma efetiva, sem perda de informações entre as diversas fases de planejamento e execução.

Estratégia BIM BR

Por fim em 2018 o Governo Federal lançou a Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018 que tem como finalidade promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no País.

m conclusão, o conceito ainda apresenta grandes desafios em sua implantação. Do mesmo mod, já uma realidade que só traz benefícios para alavancar ainda mais a indústria da construção civil brasileira.

A Gail é líder nacional em revestimentos cerâmicos extrudados de alta resistência e durabilidade, oferecendo peças especiais que se encaixam perfeitamente às necessidades do projeto e consultoria técnica, além de produtos ideais para assentamento, rejuntamento e limpeza. Saiba mais!

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 18:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday