Seja numa reforma ou em um projeto, os pisos para cozinha industrial e de restaurantes devem ser cuidadosamente escolhidos. Afinal, eles são fundamentais para assegurar uma boa experiência, evitar riscos de acidentes e ter a resistência necessária para o dia a dia de uma cozinha movimentada.
Há vários tipos de revestimento no mercado como porcelanato, ladrilho hidráulico, piso vinílico, cerâmico, entre outros. Então para garantir a melhor performance desse ambiente tão importante, selecionamos alguns fatores a se considerar na hora de decidir qual revestimento usar. Confira!
Passo 1: analisar as necessidades da cozinha industrial
As cozinhas industriais e de restaurantes são ambientes onde há grande impacto químico devido ao grande uso de produtos de limpeza, além da circulação de água, gordura, fumaça e resíduos de comida.
Por essa razão, exigem maior rigor técnico no momento de planejar os revestimentos, uma vez que as cozinhas profissionais estão sujeitas à fiscalização de vigilâncias, como a sanitária. Qualquer desconformidade pode acarretar em multas ou a interdição das atividades do local.
Deve-se considerar diversos fatores na hora de escolher pisos para cozinhas desse porte. Portanto as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) devem ser verificadas e aqui no blog da Gail já detalhamos todas as orientações técnicas da Anvisa. Confira o post novamente em caso de dúvidas.
Passo 2: entender os parâmetros fundamentais para cozinhas profissionais
A cor dos revestimentos de uma cozinha comercial ou industrial deve ser em tom claro, como o branco, para que nenhuma sujeira se camufle. Essa é uma forma de garantir a eficácia da higiene e manutenção do local.
Também é importante além de assegurar que os pisos sejam antiderrapantes, escolher um revestimento com alto nível de impermeabilidade, o que impede a absorção de substâncias, e consequentemente, contaminações.
Passo 3: escolher o material dos pisos para cozinha
A melhor opção para cozinhas de restaurantes e industriais é o piso de cerâmica pela resistência a atritos mecânicos e químicos. Afinal, esse é um ambiente que recebe grande impacto de maquinários e alta carga química com produtos de limpeza.
Além disso, o revestimento de cerâmica possui escala própria de resistência. O índice PEI (Porcelain Enamel Institute) considera o volume de tráfego suportado no ambiente. Para cozinhas industriais, o ideal são pisos de cerâmica PEI 3, classificados como resistência média a alta.
Além disso, com a pandemia da COVID-19, é fundamental garantir a limpeza e a higiene dos ambientes. Sobretudo em indústrias, cozinhas profissionais e áreas onde há manipulação de alimentos devem ser criteriosos na escolha do revestimento.
Os revestimentos de cerâmica da Gail apresentam vantagens para evitar patologias e contaminação. Confira os benefícios:
- Cerâmica feita pelo processo de extrusão, com superfície anti bactericida;
- As placas não criam bolor ou fungos, diminuindo a proliferação de bactérias;
- Fácil de limpar e não absorve gordura, o que garante uma manutenção simples, rápida e eficaz;
- Superfície antiderrapante, com isolamento elétrico;
- Não emite odor e não propaga fogo;
- Resistência química, térmica e mecânica;
- Durabilidade, gerando economia no longo prazo;
- Atende todas as normas da ANVISA;
- Variedades de cores, tons e formatos para conferir ao espaço eficiência e personalidade;
- Melhor custo-benefício do mercado considerando todas as vantagens já citadas.
Linhas Gail para Cozinha
A linha Gressit, da Gail, alia resistência a impactos com baixa absorção de água, o que garante maior durabilidade e menor proliferação de fungos, germes e bactérias. A linha também é antiderrapante, atendendo, assim, a todas as especificações técnicas.
Os pisos de cozinhas convencionais também precisam de atenção. Esse ambiente deve ser prático e funcional, sem deixar de lado o design para imprimir toda a personalidade e estilo dos moradores da casa.
A linha Futura da Gail, por exemplo, é perfeita para quem prefere uma estética de cozinha moderna e sofisticada. É um revestimento resistente a manchas, fácil de limpar, além de ser antiderrapante. Ou seja, é um piso para cozinha prático, durável e com design atrativo.
Então, seja em restaurantes, indústrias ou em sua casa, a Gail possui pisos para cozinha que garantem a melhor performance desses ambientes, além de contar com uma equipe capacitada para a construção de diversos projetos.
Para ter mais dicas sobre revestimentos, reformas e projetos, acompanhe o nosso blog.