As fachadas dão toda a personalidade de uma casa, um prédio ou um edifício comercial. É como se elas representassem as pessoas que ali habitam ou trabalham. Por isso, seu planejamento deve ter atenção especial. Afinal, elas são a primeira impressão de um imóvel, se tornando um tipo de “cartão de visita”. As fachadas de cerâmica podem ser sua maior aliada na hora de definir a personalidade do seu projeto!
Em um projeto de arquitetura, elas, tecnicamente, compõem as partes externas de uma edificação. A face frontal é a principal, mas é importante pensá-las no total, considerando também as faces posteriores e laterais para garantir o melhor resultado e impacto visual.
Para além do caráter estético, a principal função das fachadas é garantir a impermeabilização da alvenaria. E essa é uma das principais razões que fazem as fachadas de cerâmica terem destaque frente a outros materiais.
A cerâmica é um material extremamente resistente, o que confere maior impermeabilidade e proteção à alvenaria. Quando a umidade não penetra da construção, a estrutura fica mais segura e durável.
Em todo projeto, o primeiro passo é sempre entender o objetivo da edificação, pois há diferentes tipos de sistemas e soluções para cada necessidade. Pensando nisso, selecionamos as principais fachadas em cerâmica. Confira!
Fachadas de cerâmica aderidas
As fachadas aderidas trazem revestimentos como cerâmica, pedra ou porcelanato colados na alvenaria com argamassa adesiva. Entre esses materiais, a cerâmica apresenta maior aderência e resistência, além de grande variedade de cor, textura e formato.
Em linhas gerais, as construções estão sujeitas a variações de temperatura e sobrecargas. E os revestimentos recebem essas tensões que são conhecidas tecnicamente como “movimentações”.
Por este motivo, os sistemas de juntas são fundamentais para fachadas de cerâmica.
A Gail por meio das Soluções 360º — sistema inovador que é utilizado para a execução de projetos diferentes — realiza projetos de arquiteturas para fachadas que garante que a norma NBR 13.755 seja seguida. Essa lei regulamenta o processo e material adequados para revestimento em paredes externas, o que garante qualidade, eficiência e segurança.
Dessa forma, de acordo com a NBR 13.755, ao fazer o assentamento do revestimento de cerâmica, é necessário manter espaçamentos ou juntas entre elas, para preencher as seguintes funções:
- Facilitar o alinhamento;
- Garantir a estética e a harmonia entre o tamanho das placas e as dimensões do espaço a revestir, considerando também o tamanho entre as juntas
- Promover o preenchimento correto para assegurar a completa vedação das juntas
- Facilitar a manutenção e a troca das placas de cerâmica
Coleções Indicadas
Para fachadas aderidas, a Coleção Natural, da Gail, possibilita paginações diferenciadas, o que garante maior originalidade a diferentes projetos. Além da linha ser inspirada em elementos naturais, com placas de cerâmica em tons terrosos, mas com ampla gama de cores e formatos.
A nova linha Brick também é uma excelente opção para fachadas. Inspirada nos modelos europeus, a coleção apresenta acabamentos que vão do rústico ao clássico com uma imensa variedade de cores e texturas.
A aparência de tijolinhos foi inspirada nas fachadas europeias, trazendo um resultado sofisticado e charmoso nos mais diversos projetos. As nuances da linha Brick oferecem infinitas possibilidades aos profissionais de arquitetura, design e decoração.
Fachadas de cerâmica ventiladas
Fachadas ventiladas são sistemas que criam uma camada de proteção para alvenaria, mas com certa distância da estrutura principal. Dessa forma, os revestimentos se ancoram em armações de alumínio ou aço inoxidável.
As fachadas ventiladas possuem diversos benefícios como:
- A parede é afastada da estrutura de metal, ou seja, pode ter o espaçamento que deseja entre a alvenaria e a cerâmica;
- Manutenção: é possível a entrada de pessoas responsáveis na estrutura para a realização de reparos necessários;
- É uma excelente opção para quem quer nivelar determinadas estruturas; e
- Ter como utilização esconder instalações elétricas e entre outras coisas.
As placas de cerâmicas também limitam a entrada da água de chuva e você não terá dor de cabeça com infiltrações e, consequentemente, com o desgaste da edificação. Além disso, elas são mais sustentáveis. Por possibilitarem maior conforto térmico interno, contribuem para a redução de 30% a 50% do custo de energia elétrica.
Sistema de Fachada Afastada
Mesmo com todas essas vantagens, o acabamento estético é o que mais chama atenção nas fechadas de cerâmica ventiladas. Esse sistema permite designs diferenciados e dá modernidade às construções. As possibilidades de formatos e tons são enormes para criar uma estética atrativa de acordo com o estilo desejado.
O nicho entre a fachada e a alvenaria também é perfeita para esconder instalações elétricas, cabos e ares-condicionado, além de assegurar maior conforto acústico. No entanto, é importante garantir uma equipe com capacitação para construir esse tipo de sistema.
Para apostar nas fachadas ventiladas, as linhas KeraGail e KeraBrick inovaram o conceito de revestimentos fixados mecanicamente. Elas são os únicos sistemas que permitem que as placas de cerâmica se acoplem a uma estrutura metálica sem a necessidade de adaptação como furos ou cortes.
As duas linhas possuem painéis cerâmicos com dimensões customizadas, com design diferenciado e ampla gama de cores e texturas. Os sistemas também garantem a troca rápida de apenas uma placa, sem a necessidade de remoção das peças adicionais, garantindo uma manutenção ágil.
Sustentabilidade em fachadas
A Gail é membro da Green Building Council, um conselho de construção verde que promove a transformação do ambiente para que ele seja sustentável. Do projeto até a concepção e produção do empreendimento, os conceitos de sustentabilidade devem considerar-se.
Portanto investir em projetos mais sustentáveis garantem melhor performance e economia. Confira algumas vantagens:
Material reciclado
Os painéis cerâmicos extrudados utilizam em sua composição materiais reciclados, proporcionando assim melhorias no conforto ambiental interno das edificações.
Eficiência Energética
Redução do consumo de energia elétrica destinado para climatização artificial.
Manutenção e limpeza
O sistema ventilado possui vida útil de 60 anos e é autolimpante, evitando, assim, o consumo excessivo de materiais de limpeza.
Zero resíduos
O sistema KeraGail desenvolve-se sob medida para cada obra, reduzindo praticamente a zero a geração de resíduos.
Então, considerando todas essas informações, para garantir o sucesso nos sistemas aderidos ou ventilados, o melhor caminho é fazer um projeto com profissionais qualificados. Dessa forma, é possível assegurar a melhor performance e maior durabilidade da edificação.
Gostou do conteúdo? Conheça também o sistema inovador para fachadas Kerabrick.