O início de carreira em qualquer área é cheio de dúvidas, desafios e descobertas. Uma das principais dificuldades é conseguir um espaço no mercado. Para os arquitetos, mais ligados à criação artística do que às estratégias comerciais, conseguir novos projetos de arquitetura pode ser ainda mais desafiador.
De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), são quase 106 mil arquitetos no país, com novos profissionais sendo formados todos os anos.
Por isso, algumas dicas valiosas podem ajudar bastante quem está em início de carreira – ou não está, mas tem dificuldade de prospecção – a conseguir novos projetos de arquitetura.
Então, confira agora essas 6 estratégias para conseguir novos clientes e conquistar o mercado.
6 dicas para captar novos projetos de arquitetura
O velho boca-a-boca funciona sim, mas sejamos sinceros: é lento para construir e rápido para destruir a imagem de qualquer profissional.
Por isso, não adianta ficar esperando os clientes baterem à porta ou os bons resultados dos seus primeiros projetos de arquitetura se espalharem pelo mercado. É preciso agir, mas agir de forma estratégica.
1 – Decida quem é seu público-alvo
Mesmo quem está em início de carreira já deve ter uma área da arquitetura com a qual tem mais afinidade. Nem sempre é possível trabalhar apenas com aquilo no começo, mas também não dá para ficar atirando para todo lado.
Então procure definir seu público-alvo para ter alguns parâmetros, investigando os tipos de projetos arquitetônicos mais pedidos, quem são seus concorrentes, quem são os líderes do mercado, as redes sociais mais utilizadas pelos clientes em potencial, etc.
2 – Sua casa, sua vitrine
A casa e o escritório do profissional devem ser a vitrine de seus projetos de arquitetura. Estes lugares devem representar seu traço, seu estilo, suas escolhas.
Mas não é preciso gastar uma fortuna ou se endividar para fazer isso. Não se trata de materiais caros, mas de personalidade, organização, funcionalidade e conforto.
Se não for possível, não tem nada demais em receber seu cliente e um coworking ou mesmo um café aconchegante. Muito pelo contrário, os espaços compartilhados são uma grande tendência.
O importante é que a primeira impressão seja a de um ambiente aconchegante – e a escolha do lugar também ajuda a compor a imagem da sua marca.
3 – Faça networking
Por mais avesso que seja às badalações da profissão, é muito importante frequentar alguns eventos estratégicos. É neles que você faz novos contatos, descobre novos modelos de negócios e pode até fechar parcerias bastante interessantes, além de ser uma porta aberta para novos clientes.
Procure manter-se em evidência. Não precisa ser “arroz de toda festa”, mas é importante criar e manter relacionamentos com parceiros comerciais, fornecedores, colegas de faculdade, pessoas da área em geral – inclusive concorrentes – além dos clientes, é claro.
Lembre-se que uma boa venda não termina com o fim do projeto de arquitetura. Afinal, um cliente feliz é um cliente fidelizado. Além da possibilidade de procurá-lo mais adiante para outro projeto, ele também poderá indicar seu serviço para os amigos.
Mas não esqueça: o networking também inclui família, vizinhos, o dono da padaria, do restaurante, da farmácia, até o porteiro. Todo mundo pode ser um cliente em potencial – e quem não for, pode indicar a sua empresa.
4 – Faça ações de marketing
O mundo está online, então é online que você deve estar para conseguir novos projetos de arquitetura. Faça ações de marketing para divulgar seu trabalho, mostrar sua expertise, se fazer conhecer e se colocar no mercado. Essas ações incluem várias frentes.
Criação de uma identidade visual que facilite a comunicação. Logo, cores e slogan devem traduzir o espírito dos seus projetos de arquitetura e estar presentes nos seus materiais de divulgação.
Redes sociais, site e blog: todos são necessários. As redes sociais hoje são a vitrine mais forte que existe e permite criar uma rede de relacionamento com seus clientes muito bacana.
Só para citar alguns exemplos, use o Instagram para mostrar seu dia a dia, suas ideias, os projetos do coração. O LinkedIn, para conversar com seus pares, mostrar suas ideias sobre assuntos da área, descobrir oportunidades profissionais, eventos, convenções – tudo online também vale, é claro.
No site, mostre seu portfolio, fale sobre sua empresa: missão, visão e valores. E use o blog para criar conteúdo relevante, direto ou relacionado, mostrando soluções, as novidades e tendências do setor, descobertas, problemas, etc.
Tudo deve estar sempre atualizado, ter frequência certa e conteúdo original, assim fica mais fácil ser encontrado cada vez que alguém fizer uma pesquisa sobre projetos de arquitetura.
5 – Procure parcerias
Parcerias são sempre importantes. Através delas você maximiza esforços, encontra complementos para o seu trabalho, amplia horizontes e a presença da marca no mercado.
Todos temos pontos fortes e pontos fracos. A parceria pode suprir uma necessidade e agregar relevância ao seu projeto de arquitetura e você ao de outro profissional.
Então não foque em pedir, mas em oferecer valor. Uma boa parceria pode render muitos projetos arquitetônicos valiosos e levar suas oportunidades ao um outro nível.
6 – Esteja sempre atualizado com as novidades do setor
Um bom profissional está sempre alinhado às principais novidades do setor, revestimentos e técnicas mais relevantes para o seu nicho e lançamentos das melhores marcas.
Por isso é muito importante manter-se atualizado para oferecer os melhores materiais em seus projetos de arquitetura. Assim você demonstra agrega valor ao seu serviço e fica preparado para conquistar mesmo os clientes mais exigentes.
Com essas dicas você vai conseguir novos clientes com facilidade e também fidelizar cada consumidor conquistado.
Já conhece o Blog da Gail? Acompanhe nossos conteúdos e fique sempre por dentro de dicas e novidades em engenharia e arquitetura!