Como será o próximo ano? Essa é a pergunta de ouro nessa adaptação pós-pandemia e é ela que norteará as escolhas em 2022. Os segmentos de arquitetura e decoração também estão com a atenção voltada para essa questão, já que as próximas tendências de decoração serão adaptadas às mudanças.
A casa virou trabalho, o escritório virou ponto de passagem e as expectativas hora são positivas, hora negativas. Sendo assim, esse impasse no comportamento humano fez realocar ambientes e transformar espaços antes esquecidos.
Atentos às tendências de decoração para 2022, listamos aqui algumas ideias que podem ser usadas em projetos residenciais e comerciais.
Formas e cores orgânicas: uma das principais tendências de decoração
Todos os elementos que remetam à terra terão destaque no próximo ano, assim como em 2021. O objetivo é trazer o aconchego das cores quentes, principalmente se usadas com mix de texturas. Aqui valem também as cores bege, ocre, mostarda e marrons escuros.
Como dica na escolha das combinações, você pode fazer de duas formas:
- manter a harmonia entre decoração, piso e paredes, optando por tons próximos e com baixo contraste;
- deixar o contraste em evidência, principalmente se os móveis forem escuros.
A Coleção Arquitetura Natural tem a melhor seleção para quem optar por essa tendência.
Conceito aberto: integração dos ambientes
O distanciamento fez com que a aproximação fosse mais apreciada. Justamente por isso, o acesso visual ao máximo de espaços tem alta procura atualmente. No entanto, o conceito não inclui apenas projetos grandes, mas também espaços reduzidos.
Assim, itens que dão amplitude ganham destaque, como espelhos, paredes ripadas e estantes divisórias. Os pisos e revestimentos ajudam na integração, já que criam ideia de amplitude.
Em casas e apartamentos, a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar formam um ambiente só, por exemplo. Isso vale igualmente para escritórios, para que os colaboradores possam interagir.
Nostalgia dos elementos vintage
Antiguidades, quando bem escolhidas, trazem novas perspectivas à decoração. Justamente por isso, o vintage é tendência de decoração em 2022. O objetivo é mesclar móveis antigos e armários industriais ou qualquer outro contraste que evidencie a diferença de tempo.
O art déco é um exemplo, que tem a estática vintage, parisiense e ousada em simultâneo. Para o revestimento cerâmico, a escolha de texturas fica incrível e funciona.
A Coleção Vintage, da Gail, é um bom exemplo, com linhas que dão um acabamento diferenciado.
Minimalismo
Quanto menos elementos, melhor. O minimalismo, além de um estilo de vida, é também uma das tendências de decoração para 2022. Além da estética agradável e simples, traz praticidade no cotidiano.
Nesse caso, as cores claras são mais procuradas, principalmente branco e bege, que combinam com revestimentos mais neutros.
Incluir, nos projetos minimalistas, amplas janelas ou paredes de vidro, permitindo a máxima entrada de luz também estão em alta.
E então, quais as tendências vão inspirar os seus projetos em 2022? São diversas possibilidades e é importante ficar atento na escolha de produtos que atendam as necessidades e estejam alinhados com as novidades.
Aproveite também e confira essas 6 dicas para quem está começando na Arquitetura conseguir novos cientes!