A história da arquitetura acompanhou a evolução do homem e sua relação com o espaço urbano. Então, à medida em que as civilizações se desenvolviam, novos materiais, técnicas e estilos surgiram. Construções que antes eram feitas apenas para moradia e sobrevivência, passaram a ser projetadas para trazer funcionalidade e estética ao ambiente.
No dia mundial da arquitetura, que tal relembrarmos um pouco da sua história ao longo dos anos? Separamos alguns importantes estilos de arquitetura no mundo, que acompanharam a história da humanidade.
Neolítico
As estruturas pré-históricas construídas de 10.000 anos a.c. até os anos 2.000 a.c, e por serem tão antigas, as consideramos como o nascimento da arquitetura. O período conhecido como Idade da Pedra, foi quando os homens começaram a descobrir maneiras de se abrigar , o que faz surgirem construção rudimentar com pedras, folhagens e madeiras.
Nesse período, foram construídas obras que marcaram a história da arquitetura, como Stonehenge, uma das mais impressionantes construções megalíticas do mundo.
Egito Antigo
No Egito Antigo, utilizava-se a arquitetura para refletir o poder dos deuses em que se acreditava. Criavam-se templos, santuários e pirâmides, que nos impressionam até hoje. Enquanto no neolítico as construções eram extremamente rudimentares, no Egito já utilizavam materiais como tijolo de barro cozido, pedra e calcário de forma mais avançada na construção de estruturas que continuam intactas até os dias de hoje.
Arquitetura clássica
Já a era clássica refere-se ao estilo utilizado na Grécia Antiga e Roma antiga. Durante esse período, os edifícios começaram a ser construídos a partir de princípios matemáticos. Assim, era mais fácil manter a simetria e proporção com perfeição. A arquitetura grega e romana, embora diferentes, se destacaram pela grandiosidade de suas obras.
Era medieval
Utilizamos o período medieval para representar a arquitetura da Europa Medieval, abrangendo a era pré-românica, românica, gótica e renascentista.
Apesar de cada uma dessas fases terem suas características próprias, existem vários aspectos que se repetem, como a grande espessura das paredes, pouca iluminação interior com a presença de poucas janelas. Esse período foi influenciado pela religião (construção de igrejas e templos) e impactos militares (castelos e muralhas).
Arquitetura neoclássica
O estilo neoclássico oferece as formas clássicas para as construções, usando principalmente influências da arquitetura greco-romana, da antiguidade clássica, para o desenvolvimento de suas estruturas. Sua origem foi no século XVIII na Europa, permanecendo até o século XIX. Apesar de terem nomes parecidos, a era clássica e neoclássica datam períodos diferentes com características diferentes.
Arquitetura moderna
Em seguida a arquitetura moderna foi um conjunto de movimentos que predominaram durante boa parte do século XX. Ela surgiu a partir do movimento Modernista, que também influenciou a arte e a cultura nesse período.
A Revolução Industrial, porém, exigiu novas soluções arquitetônicas e das engenharias capazes de atender a essa nova necessidade da sociedade, com a construção de prédios comerciais, indústrias e residências urbanas.
Arquitetura contemporânea
O contemporâneo está em constante mudança. Afinal, se você analisar a forma como os arquitetos utilizam o design hoje, encontrará vários estilos diferentes. A arquitetura contemporânea prioriza o cotidiano das pessoas, analisando suas necessidades, rotinas e gostos, baseando-se na mistura de elementos, formas, tendências e técnicas da atualidade.
Desde 1812, a Gail acompanha a evolução da arquitetura. Com o passar do tempo, incorporamos diversas tecnologias a fim de atender às exigências dos mais variados projetos.
Saiba mais sobre a nossa história clicando aqui.