O revestimento industrial possui muitas particularidades e exigências técnicas, devido as condições que está exposto. Por isso, a escolha certa do revestimento é muito importante, podendo melhorar a funcionalidade do ambiente e reduzir custos com manutenção.
No artigo desta semana, você vai aprender como especificar corretamente pisos para indústrias, de acordo com a necessidade do local.
Boa leitura!
Sabemos que em indústrias, o revestimento deve ter alta resistência mecânica, já que altas cargas e tráfegos desgastam o piso com o tempo. Opte sempre por revestimentos cerâmicos, por suportar as mais severas condições, ter variedade de espessuras e a durabilidade ser maior, quando comparada a outros tipos de revestimentos.
Para um melhor desempenho do revestimento, recomendamos um sistema industrial composto por 4 componentes principais, que garantem a estabilidade, a durabilidade e a alta performance do piso:
- Cerâmica extrudada com garras cônicas
- Peças especiais para acabamentos perfeitos
- Argamassa anticorrosiva
- Rejunte anticorrosivo e produtos de limpeza específicos
É fundamental trabalhar com uma equipe de instalação habilitada para assentamento e rejuntamento cerâmico, com a qualificação e as competências exigíveis pela NBR 15825:2010. É preciso que haja também um engenheiro civil ou responsável técnico, ciente de suas responsabilidades e conhecedor das normas técnicas vigentes, às quais deve sempre respeitar.
Muitas vezes, na área industrial, é necessário que as equipes tenham treinamento específico para trabalhar com os produtos que serão usados na instalação do revestimento cerâmico.
Mas afinal, como não errar na escolha do revestimento?
No segmento industrial é muito importante determinar o correto uso de placas e agregados na hora do planejamento da obra. Para facilitar, deve-se ter em mente algumas perguntas, tais como:
- O que irá produzir?
- Como irá realizar a limpeza e manutenção?
- Existe manipulação de agentes químicos? Quais suas concentrações?
- Qual a temperatura transportada para o piso?
- Existe tráfego de empilhadeiras ou carrinhos? Se sim, qual a carga?
- Qual o peso dos maquinários a serem instalados sob o piso?
Com essas perguntas respondidas, você saberá exatamente a necessidade que o revestimento precisa, sendo argamassas industriais, rejuntes anticorrosivos, rodapés para eliminar cantos vivos e qual a espessura necessária. As Cerâmicas Gail atendem a recomendação de vida útil mínima de 13 anos desde que fixadas e especificadas corretamente, ou seja, atendendo às normas técnicas vigentes.
Abaixo, veja alguns segmentos industriais e recomendações para um bom desempenho do revestimento.
-
Alimentícia:
As indústrias de alimentos devem seguir as normas exigidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como cores claras. O piso deve ser de fácil limpeza e de alta resistência, por estar em contato direto com agentes agressores (como óleo e sangue.)
-
Bebidas:
Normalmente, esses empreendimentos estão constantemente expostos à umidade. Por isso, deve-se avaliar o material mais indicados para a impermeabilização do piso.
-
Químicas | Farmacêuticas:
Características como fácil limpeza, resistência mecânica e química, são indispensáveis para suportar os agentes químicos pois podem corroer o revestimento.
Portanto lembre-se de escolher fornecedores certificados que comprovem a qualidade do material. A preocupação com todos os detalhes técnicos e com a qualidade dos materiais utilizados para acabamento na área de produção das indústrias é fator que move e inspira a área de desenvolvimento de produtos Gail. Para cada variável e tipo de indústria existe um sistema apropriado. A etapa de projeto é fundamental para que a obra tenha um bom desempenho ao longo de toda a sua vida útil. A Gail conta com equipe especializada para dar apoio do início ao fim do seu projeto.
Escolha a original, escolha a Gail.